Limpeza e Desentupimentos Pós Obra

Não é só no dicionário que a palavra “sujeira” vem depois de “obra”. Na realidade da construção civil, após o término de uma edificação, já podemos esperar quilos de concreto, pedra, terra, pó, respingos de tinta e pedaços de papelão espalhados. Mesmo que esteja tudo pronto, é necessário fazer a limpeza pós-obra para entregar um ambiente limpo e aconchegante ao cliente. Mas depois da saída de engenheiros e arquitetos do local, por onde começar e como fazer essa limpeza? Separamos algumas dicas simples para você deixar o ambiente impecável e próprio para habitação.

ANTES DE COMEÇAR, PROTEJA-SE

No decorrer da obra, os profissionais que trabalhavam no local utilizavam os equipamentos de proteção individual (EPI), pois corriam o risco de sofrerem algum acidente. E mesmo depois de sua finalização, permanece a necessidade de utilizar luvas, máscaras e óculos de proteção. Os produtos de limpeza que serão usados são corrosivos e têm cheiro mais forte do que os convencionais, de uso doméstico. Quando entram em contato com a pele ou qualquer outra parte do corpo, podem prejudicar a saúde. Por isso, proteja você e sua equipe antes de dar início ao trabalho.

PRODUTOS DE LIMPEZA: QUAIS ESCOLHER?

É importante ressaltar que cada produto serve para uma determinada função. Para utilizar em obras, escolha somente aqueles que são indicados para a limpeza “pesada”, e não doméstica.

Remoção de tinta: álcool, ácido nítrico e solventes (thinner);

Ceras e graxas: cloro, bicarbonato de sódio, saponáceo;

Cimento, rejunto e gesso: somente produtos recomendados pelo fabricante da argamassa;

Ferrugem: saponáceo, água sanitária;

Lodo: amoníaco.

Os produtos limpa alumínio, soda cáustica, água sanitária pura e limpa forno não são recomendados.

Na hora de utilizar os produtos de limpeza, dilua-os em água, evitando assim possíveis estragos. Para removê-los de forma definitiva, use bastante água. Jamais deixe um produto secar em qualquer superfície, pois pode causar manchas no local. Para eliminar o cheiro forte, mantenha as janelas e portas abertas para que haja ventilação.

POR ONDE COMEÇAR?

Primeiramente, remova o lixo e os resíduos, como pedras, pedaços de gesso, sacos de cimento e latas de tinta vazias. Comece a limpar pelo fundo do imóvel, vindo da parte afastada até a entrada. Todos os cômodos devem ser limpos de cima para baixo, ou seja, primeiro o teto, azulejos e paredes e, por último, o chão. Em casas e apartamentos, o banheiro e a cozinha devem ser limpos por último, já que são os cômodos mais utilizados pelos moradores e que precisam de uma atenção maior.

REMOVENDO AS MANCHAS DE TINTA

No processo de pintura, algumas gotas de tinta sempre caem em locais indesejados, como em pisos e azulejos. Para eliminá-las, você precisará de um removedor de tinta. Antes de aplicar o produto, certifique-se que o local esteja ventilado e utilize luvas na hora da aplicação.

Teste o produto em uma área pequena, para evitar manchas. Em seguida, aplique-o somente na área afetada. Jamais utilize uma esponja de aço para a remoção, pois além de riscar a superfície, o aço poderá se desprender e acabar enferrujando sobre o material.

ELIMINANDO A POEIRA

Para remover a poeira do piso, use o aspirador e o esfregão. Para a sujeira sair completamente, você deverá repetir o processo de limpeza diversas vezes. Nos cantos das paredes, use panos umedecidos. No caso da poeira fixada em paredes, faça a limpeza com uma toalha umedecida, mas certifique-se de que a tinta esteja completamente seca.

Você já fez uma limpeza em uma obra após seu término? Como foi sua experiência? Tem alguma outra dúvida? Compartilhe conosco!

Na parte de esgotamento e desentupimento não tem jeito, o ideal é contatar um profissional qualificado, como os da Desentupidora Tatuí, para deixar sua casa nos trinque!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *